Publicado em 10/01/2025

Senac Goiás é parceiro no Programa Profissionaliza Goiás

  • Educação
Senac Goiás é parceiro no Programa Profissionaliza Goiás

Com investimento total de R$94,5 milhões, a ação educacional atenderá alunos do Ensino Médio da rede estadual

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é o novo parceiro do Governo de Goiás com o programa Profissionaliza Goiás. Com investimento total de R$94,5 milhões, a ação educacional ampliará a oferta de cursos técnicos em 18 municípios goianos, com abertura de 17.352 vagas, garantindo aos estudantes goianos a oportunidade de profissionalização enquanto cursam o Ensino Médio.

Profissionaliza Goiás é uma realização da Secretaria de Estado da Educação (Seduc GO) que conta também com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O lançamento do programa e a assinatura do termo, ocorreu na manhã desta sexta-feira, 10 de janeiro, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.

Por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), o Senac Goiás ofertará 5.016 vagas com 12 cursos técnicos que atenderão 91 escolas da rede estadual de ensino, localizadas em 16 municípios, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Ceres, Goiânia, Iporá, Itumbiara, Catalão, Jataí, Luziânia, Mineiros, Porangatu, Quirinópolis, Rio Verde, Senador Canedo e Trindade.

“Formar os nossos jovens é o caminho para o crescimento do nosso estado. O que os empresários mais tem buscado é a mão de obra qualificada. Nós iremos atender mais de cinco mil alunos que sairão dos cursos com capacitação e prontos para atender o mercado de trabalho. Este é o começo, que possamos continuar formando toda a nossa juventude para que eles saiam do Ensino Médio com curso técnico formado”, enfatizou o presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Goiás, e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Marcelo Baiocchi.

O diretor regional do Sesc e Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, lembra que o PSG, existe desde 2008, resultado de acordo firmado entre os Ministérios da Educação, do Trabalho, da Fazenda, a CNC e o Senac, sendo que, o mesmo foi ratificado pelo decreto n 6633/2008, com o objetivo garantir o acesso à educação profissional de qualidade. “Ao aplicar o PSG em Goiás, estamos cumprindo a nossa missão de ampliar a educação e o ensino profissionalizante, que agora também atenderá os alunos matriculados na rede estadual de ensino, em todas as regiões do nosso estado”, destacou.

Durante a cerimônia, o governador Ronaldo Caiado destacou que o programa é resultado de um esforço conjunto entre o governo estadual, Fieg e Fecomércio. “É um grande convênio, construído a quatro mãos, e que hoje estamos assinando esse termo de construção dessa parceria que vai transformar Goiás em uma grande oferta de emprego qualificado”, disse.

A solenidade contou com as presenças da primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado; da secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli; do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel; do presidente do Sistema Fieg, Sesi, Senai, IEL, André Luiz Baptista Lins Rocha, além de secretários estaduais e outras autoridades.

Novo Ensino Médio (NEM) – Ao ampliar o alcance da formação técnico-profissional dos alunos que cursam o nível médio no Estado, o programa Profissionaliza Goiás é mais uma ação do governo estadual, que atenderá as demandas do NEM, abrindo oportunidades aos estudantes de cursar o ensino médio simultaneamente ao ensino técnico profissionalizante.

Números Senac Goiás no programa Profissionaliza Goiás:

5.106 matrículas | 12 cursos | 131 turmas | 91 unidades escolares | 16 municípios:

Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Ceres, Goiânia, Iporá, Itumbiara, Catalão, Jataí, Luziânia, Mineiros, Porangatu, Quirinópolis, Rio Verde, Senador Canedo e Trindade.

Cursos: Técnico em Administração, Técnico em Agronegócio, Técnico em Comércio, Técnico em Computação Gráfica, Técnico em Contabilidade, Técnico em Informática, Técnico em Informática com Internet, Técnico em Logística, Técnico em Marketing, Técnico em Recursos Humanos, Técnico em Secretariado e Técnico em Segurança do Trabalho.