Publicado em 11/02/2025

De acidente ao empreendedorismo: ex-aluno do Senac dá volta por cima e se destaca com sua barbearia móvel

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De acidente ao empreendedorismo: ex-aluno do Senac dá volta por cima e se destaca com sua barbearia móvel

Com criatividade, a inovação atende clientes diversos como grandes empresários, médicos e comerciantes conhecidos em Goiás

Persistência e superação. Essas são as palavras que descrevem a trajetória do empresário Márcio Aurélio Barbosa, de 48 anos. Após sofrer um grave acidente, que o deixou sem andar por dois anos, ele encontrou a possibilidade de retornar e se destacar no mercado de trabalho por meio do curso de Cabeleireiro do Senac Goiás. O resultado? Atualmente, ele é dono da barbearia Mamutt Barber, localizada na Avenida Ricardo Paranhos, em Goiânia, e da Mamutt Barber Móvel, uma barbearia móvel (van adaptada) que atende, entre outros, clientes como o prefeito da capital, Sandro Mabel, o dono do supermercado Barão, Heberth Araújo, e o reconhecido dentista Flavio Lima.

Os percalços na vida do empreendedor começaram ainda na adolescência, aos 16 anos, quando ele começou a trabalhar em uma loja como auxiliar de serviços gerais. Por ter que arcar com as passagens de ônibus, que consumiam boa parte do salário, ele ganhou uma bicicleta para fazer o percurso de casa até o trabalho. “Como eu morava a 22 km da empresa, comecei a pegar rabeira [prática de andar dependurado em veículos] em ônibus, e, em uma dessas vezes, me dei mal. […] e uma moto acabou me atropelando”, recorda Márcio.

Como consequência, o empresário teve um grave ferimento em uma das pernas e precisou recorrer a auxílios fornecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Dois anos depois a história dele se cruzou com o Senac, quando foi submetido ao programa de reabilitação do INSS e procurou a instituição para fazer um curso. Por conhecer uma pessoa bem posicionada no mercado de trabalho no ramo de cabeleireiro, acabou optando por essa área.

“No começo, eu era muito jovem, tinha 17 para 18 anos, e não levava o curso a sério. Eu não conseguia enxergar aquilo como uma profissão ou um modo de vida. Éramos 18 alunos e fomos a uma escola cortar cabelo. Quando voltamos, a Divina, nossa professora, disse: ‘Tem um de vocês que se destacou mais no corte’. Para minha surpresa, ela falou o meu nome. A partir daquele momento, comecei a levar a coisa de outra forma. Fiz seis meses de curso, das 8h às 12h, e consegui concluir”, relembra.

Perto da finalização do curso, ele começou a trabalhar como auxiliar em um salão. Logo após a conclusão, com o auxílio do INSS, montou um pequeno negócio na área. Após 17 anos, Márcio decidiu expandir os horizontes: deixou o comércio e passou a trabalhar em grandes salões de Goiânia. Foi durante uma palestra com profissionais da L’Oréal Paris que ele decidiu focar exclusivamente no público masculino e começou a atuar em barbearias, já com o intuito de abrir um estabelecimento próprio.

“Durante a pandemia, a barbearia onde eu trabalhava fechou e me vi praticamente desempregado. O que eu fiz? Aluguei garagens em prédios e, nelas, cortava os cabelos dos clientes. Com isso, consegui alugar uma sala e montei um estúdio. Era um espaço pequeno, e comecei só com um assistente. Hoje, graças a Deus, somos 10 barbeiros, temos assistente e uma estrutura muito bem montada na Avenida Ricardo Paranhos, o endereço mais charmoso de Goiânia”, relata com orgulho.

Barbearia móvel

A ideia de ter uma barbearia móvel surgiu em 2022, a partir de duas necessidades dos clientes observadas por Márcio: tempo e exclusividade. “O que é caro para as pessoas hoje? Tempo. E eu percebi isso. Atendo o público A, como prefeitos, empresários, grandes comerciantes e industriais, que não têm tempo. Então pensei: tempo e exclusividade. Eu disponibilizo meu tempo ao cliente. Hoje, um corte comigo custa R$ 150, mas eu não trabalho apenas com cortes de cabelo; trabalho com cuidados para o homem. Quando o cliente vai à minha barbearia, ele começa com o corte, mas o convidamos a fazer a barba, convencemos a cuidar das sobrancelhas, a realizar uma barbaterapia, que é um processo de limpeza de pele com massagem. Também oferecemos massagens nos pés, nas mãos e no lavatório”, diz.

A ideia tem sido bem aceita. Prova disso é que Márcio tem ganhado cada vez mais clientes, como o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, que publicou um vídeo nas redes sociais enquanto era atendido na barbearia móvel. “Olha essa van aqui mais invocada, tem até lavatório, tem tudo. Márcio, esse negócio ficou muito bacana. Nota mil. Parabéns”, elogiou o político.

A próxima meta do empresário é trabalhar com consultoria de imagem, focada no visagismo, que consiste em uma técnica que busca compreender e refletir a verdadeira identidade de cada pessoa por meio da imagem pessoal. Ao analisar sua trajetória, ele destaca que a persistência foi essencial para o crescimento profissional e deixa um recado para quem pretende atuar no ramo:

“Eu sou um privilegiado. Tudo o que aconteceu foi fruto de muita observação. Costumo dizer que a persistência resiste a qualquer coisa. Sempre fui muito persistente. Se eu pudesse definir tudo o que faço em uma palavra, seria persistência. A mensagem que deixo para os alunos é: persista. […] Corra atrás, faça sua parte […].”

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, Marcelo Baiocchi, destaca que a jornada do empreendedor reforça o compromisso da instituição em educar e capacitar, de forma qualificada, profissionais que irão integrar o mercado de trabalho. “Essa é mais uma prova de que os cursos ofertados pela instituição são capazes de transformar vidas e contribuir para com a sociedade, seja por meio das mais divergentes áreas de atuação”.

Para o diretor regional do Sesc e Senac, Leopoldo Veiga Jardim, a história “reflete o compromisso do Senac com a qualificação profissional e o desenvolvimento do mercado de trabalho, além de reforçar ser a instituição brasileira que oferece as melhores soluções em educação profissional”.

Saiba mais sobre os cursos da área da Beleza no site go.senac.br.