Publicado em 24/04/2025
Senac Goiás e Check Point lançam curso técnico em Defesa Cibernética
Parceria inédita no Brasil vai atender alunos, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG). Inscrições estão abertas e as aulas vão iniciar no mês de agosto
O curso técnico em Defesa Cibernética foi lançado nesta terça-feira (22), 15h, no auditório da Fecomércio (GO), nesta Capital. A vanguarda desta parceria entre Senac Goiás e a empresa israelense Check Point marca uma nova oportunidade na grade de cursos da instituição. A proposta do curso técnico em Defesa Cibernética é preparar e formar profissionais que tenham plena aptidão e possam desenvolver ferramentas de segurança para os sistemas de tecnologia da informação e o data-base das empresas. As inscrições para o curso estão abertas no site do Senac Goiás, a duração será de um ano e meio, totalizando 1.200 horas de aulas, que vão iniciar no próximo mês de agosto. Os inscritos devem atender critérios do Programa Senac de Gratuidade (PSG), que oportuniza formação profissional gratuita para pessoas de baixa renda.
O diretor regional do Sesc Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, avalia que o novo curso é mais um registro histórico na instituição. Segundo ele, “esse é um dia importante para o Senac Goiás, pois lançamos mais um curso numa parceria consistente com a líder global em cyber segurança, a empresa israelense Check Point. É uma parceria estratégica acadêmica com a Check Point, que é uma das líderes mundial de defesa cibernética e uma das organizações responsáveis pela segurança cibernética de Israel. Importante reforçar que as primeiras turmas desse curso serão atendidas pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG), que terão a oportunidade de fazer um curso de altíssimo nível e com certeza vão ser responsáveis por uma grande transformação social. Vamos oferecer profissionais completos em defesa cibernética para o mercado, pois, atualmente, as empresas buscam cada vez mais defender os seus sistemas de tecnologia da informação”, completa o diretor Leopoldo.
De acordo com o presidente da Check Point no Brasil, Eduardo Gonçalves, “a nossa missão enquanto empresa é proteger as empresas de ataques cibernéticos. Para tanto, trabalhamos com três grandes pilares quando falamos em cyber segurança, sendo eles, tecnologia, processos e pessoas. Essa parceria da Check Point com o Senac Goiás tem tudo a ver com pessoas, pois vamos capacitar pessoas para que elas entrem no mercado de trabalho e consigam garantir que as empresas, tanto públicas, quanto privadas, sejam mais seguras. É um marco muito importante e é um grande primeiro passo esse projeto inovador que irá capacitar e formar pessoas em defesa cibernética”.
Dentre as responsabilidades nesta parceria, a Check Point vai treinar professores, entregar material teórico, trazer todo seu know hall em cyber segurança e promover atividades em laboratórios. Já o Senac Goiás, por meio da sua capilaridade e a sua capacidade em atender e receber alunos deve alcançar um grande número de pessoas em Goiás interessadas nesta capacitação. Ao final do curso, após acompanhamentos teóricos dos vários módulos, o aluno estará apto a atender o mercado de trabalho.
O curso em Defesa Cibernética inicia com o Senac Goiás e a meta é que possa ser replicado em outros estados e que se torne um programa nacional. Participaram do lançamento representantes da Check Point no Brasil e na América Latina; gestores do Senac Nacional, diretores, coordenadores de diversos segmentos do Senac Goiás, como de Tecnologia da Informação, Moda, Educação, dentre outros, além de parceiros educacionais.
O Senac é uma instituição do Sistema Fecomércio Sesc Senac Goiás presidido por Marcelo Baiocchi Carneiro. O Sistema Fecomércio GO integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que tem como presidente José Roberto Tadros.
O portfólio de cursos do Senac Goiás prepara o aluno para vencer os desafios e conquistar oportunidades de trabalho no mercado. A programação e as inscrições dos cursos do Senac Goiás estão no site go.senac.br ou pelo telefone/whatsapp (62) 3219-5180.